sábado, 7 de abril de 2012

A organização do corpo humano - 8º ano


A organização do corpo humano
Capítulo 1- Ser humano com muito prazer
Ciências – o corpo humano
Carlos Barros e Wilson Paulino
8º ano
EXERCÍCIOS
1.   Imagine a seguinte cena: pessoas reunidas à mesa, alimentando-se de grãos, de verduras e de carne de alguns. Uma mulher grávida passa carinhosamente a mão na bariga, como se estivesse afagando seu filho, enquanto observa outra mulher que está amamentando ao seio seu bebê.
Dessa cena, o que caracteriza o ser humano como um animal:
a)  Heterótrofo?
b)  Vivíparo?
c)  Mamífero?
Justifique suas respostas.
2.   Talvez você já tenha percebido que o dedo polegar é o único capaz de tocar, com sua pare “almofadada”, a porção “almofadada” dos outros dedos da mão. Essa característica do polegar, de se opor aos outros dedos, dá à espécie humana a capacidade não só de agarrar firmemente os objetos, como também de realizar tarefas manuais com muita precisão e delicadeza.
Indique cinco profissões que exigem o uso das mãos com muita precisão.
3.   A postura ereta deu aos seres humanos maior liberdade de movimento com as mãos, Já que não precisavam mais usá-las na locomoção. Além disso, permitiu-lhes enxergar mais longe, auxiliando-os na percepção do ambiente. Reflita: mãos livres e maior campo de visão contribuíram para a sobrevivência dos nossos ancestrais? Por quê?
4.   Um aluno observou numa revista um mamífero com quatro dedos nos membros anteriores e três dedos nos membros posteriores. Ele concluiu que esse animal não poderia ser classificado como primata.
a)  Você concorda com o estudante? Por quê?
b)  Cite três exemplos de primatas e uma característica dos animais desse grupo.
5.   Explique:
a)  Por que o ser humano é considerado um ser social?
b)  Qual a importância da capacidade que o ser humano tem de criar uma língua ou um idioma?
6.   Em suas pesquisas, o cientista Luca Cavalli-Sforza concluiu que certas diferenças entre seres humanos, como a cor da pele ou o tipo de cabelo, são simples “vernizes passados sobre uma estrutura genética maravilhosamente idêntica”. O que ele quis dizer com isso?
7.    Complete as lacunas adequadamente.
O ser humano pertence ao reino animal e à espécie................................ na qual a noção de raça não tem valor científico, tem um metabolismo que depende de milhares de reações químicas, transformam certas ...................................em outras, e permitem ao organismo, por exemplo, obter ........................................de nutrientes adquiridos pela alimentação manter a temperatura corporal adequada, é ....................................... porque não é capaz de produzir o próprio alimento, é vertebrado porque possui ............................................................e crânio, é ...........................................porque apresenta glândulas mamárias, é primata com maior desenvolvimento cerebral que outros primatas, é homeotermo porque mantém praticamente constante a ......................................do  corpo, é ................................................porque o embrião se desenvolve dentro do corpo da mãe e dela recebe alimento, é social e construtor de cultura.


4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez você já tenha percebido que o dedo polegar é o único capaz dê tocar com sua parte "almofadada" a porcão " almofadada" dos outros dedos,da mão essa característica do polegar, de se opor aos outros dedos, da a espécie humana a capacidade não só dá agarrar firmemente os objetos, como também de realizar tarefas manuais com muita precisão e delicadeza indique cinco profissões que exigem o uso das mãos com muita previsão

      Excluir
  2. Me ajudou bastante na tarefa de minha filha.

    ResponderExcluir